Planejamento de criação do conteúdo

Uma das maiores lutas para os profissionais de marketing é produzir conteúdo suficiente e manter simultaneamente a alta qualidade. Isso é uma luta diária que os escritores profissionais enfrentam. Uns enfrentam essa luta sem nenhuma dificuldade, já outros não dormem a noite pensando qual o conteúdo que produzirá no dia seguinte.

Portanto, neste capítulo, você vai aprender 19 segredos de escritores profissionais: as dicas e truques para planejamento e criação de conteúdos, que ajudam a produzir consistentemente um fluxo constante de conteúdos de alta qualidade.

1- Certifique-se de cumprir a promessa que você faz em sua headline, ou seja, não coloque um título que chame a atenção do seu visitante e quando ele entrar no conteúdo, simplesmente o assunto é diferente do prometido.

2- Está sem ideias para criar seus posts ou ebooks? Responda perguntas, pois é delas que saem os melhores conteúdos. Anote várias perguntas em um papel ou bloco de notas e responda-as. Proporcionar um conteúdo que responda as perguntas do seu público os deixa muito feliz.

3- Tenha o conteúdo focado em responder as perguntas dos seus clientes ou potenciais clientes. Você pode monitorar isso através do Google Webmaster Tools, Google Adwords Keyword Planner ou Google Trends para descobrir os termos que claramente surgiu através de uma pergunta.

4- Promova um evento, como Hangout, por exemplo, com o tema: Pergunte-me qualquer coisa. Essa ação não só vai desenvolver um relacionamento com seu público, mas também vai te estabelecer como autoridade.

5- Se inscreva no feeds de alguns profissionais e verifique se surgirá ideias novas ou até faça um novo post de informações que faltaram nos conteúdos que consumiu.

planejamento de criação de conteúdo

6- Entrevistas descontraídas rendem interessantes conteúdos.

7- Compartilhe suas descobertas e sacadas, isso também é conteúdo.

8- Utiliza um quadro visual para criar ideias mais facilmente. Exemplo – Tópico: Mídias Sociais / Audiência: Iniciante, Intermediária, Profissional ou Executiva / Estrutura: Lista, Como Fazer, Opinião, Notícia e Outros / Formato: Texto, Vídeo, Gráfico, Slides, Áudio e Outros. Desta forma, você poderá fazer as seleções e gerar seu conteúdo com mais exatidão.

9- Uma das melhores maneiras também de se organizar é utilizando duas simples ferramentas – Google Alerts e Storify ou Evernote. Alertas do Google pode ser configurado para rastrear notícias, blogs e outros conteúdos sobre temas que você acredita que vai fazer grandes posts. Com as ferramentas Storify ou Evernote, você pode facilmente organizar todos esses temas atraentes e materiais de base.

calendário editorial

10- Crie um calendário editorial para se organizar. Desta forma poderá planejar seus posts antecipadamente.

11- Quando possível trabalhe com um dicionário online aberto. Sinônimos são uma ótima maneira de “prender a atenção” do seu público, bem como ajudar a refinar uma mensagem que pode não ser imediatamente clara.  Exemplo: Algo que é inovador, pode ser sofisticado ou apenas novo?

12- Especialistas dizem que ouvir música, somente “instrumental”, sem a letra, estimula o cérebro e não interrompe a voz interior.

13- Escrever um ebook no formato longo, pode ser intimidante, mas é um grande gerador de leads. Depois disso você poderá utilizar cada capítulo do ebook como um post no seu blog.

entrevista

14- Se em algum momento estiver conversando com um especialista de determinado assunto grave a conversa e poderá gerar um conteúdo através desta gravação.

15- Transcreva webinários.

16- Escreva posts com temas semelhantes. Exemplo: As 20 maneiras de escrever posts / As 20 maneiras de escrever para Rede Sociais. 

17- Esteja preparado, pois a qualquer momento pode surgir uma ideia de conteúdo… enquanto você conversa com alguém, enquanto você estiver no horário de alguma refeição, enfim… se você não anotar, com tantos afazeres no seu dia, irá esquecer.

18- As vezes, você pode não ter uma ideia ainda, mas enquanto estiver navegando por alguma página da Web ou relatório que tem informações valiosas, você poderá anotar e usar como base do seu novo conteúdo.

19- Não ignore seu público. Se seu público pedir para você fazer um conteúdo com determinado tema, coloque na sua lista, pois a dúvida dele (a) poderá ser a dúvida de outra pessoa que não falou nada.

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18 Dicas e truques para Planejamento e Criação de Conteúdo
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