quarta-feira , junho 28 2017
Últimas Notícias
Capa » Dicas » Como Tornar a Escrita Simples e Conquistar Leitores?
Como Tornar a Escrita Simples e Conquistar Leitores?

Como Tornar a Escrita Simples e Conquistar Leitores?

Eu gosto de ler textos com escrita simples, sem muitas “firulas” e invenções. O que quero dizer é que alguns textos você só entende se tiver um dicionário ao lado. Mas a real, é que o simples, as vezes é difícil alcançar… pelo menos para alguns escritores. Simples e Não Infantil Você não precisa falar …

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0
0 Flares Filament.io 0 Flares ×

escrita-simples

Eu gosto de ler textos com escrita simples, sem muitas “firulas” e invenções. O que quero dizer é que alguns textos você só entende se tiver um dicionário ao lado.

Mas a real, é que o simples, as vezes é difícil alcançar… pelo menos para alguns escritores.

Simples e Não Infantil

Você não precisa falar com linguagem de criança com seus leitores, pois pode até parecer ofensiva. Você pode escrever um texto inteligente com palavras simples.

Simples Significa Fácil de Entender

Se seu leitor está se esforçando para entender o que você está tentando dizer, ele vai se distrair da sua mensagem e você vai perder sua atenção e confiança.

Escrita Simples Também Comunica Idéias Complexas

Como dizia Albert Einstein: “Se você não consegue explicar de forma simples, então você não entende bem o suficiente”.

Ele resumiu a Fórmula abaixo com e = mc²:

equação-de albert-einsteinE é por isso que Einstein era um gênio. Ele entendeu algumas coisas realmente complicadas e também sabia como transmitir essas coisas complicadas em termos mais simples. É fundamental que você seja capaz de explicar de forma clara e concisa os temas complexos para os outros.

Simples é Relativo

Possa ser que o que é fácil para você seja complexo para algumas pessoas. É por essa razão que você precisa conhecer seu avatar. Cada público tem sua própria ideia do que é simples.

Uma leitura simples para um médico, pode não ser simples para um advogado, e vice-versa.

8 Dicas Para Tornar a Escrita Simples

1) Escreva como você fala

Eu já li textos de Investimentos que me fazia pensar que eu era deficiente em aprendizado, já em outros textos me sentia especialista no assunto de tão simples que era

Linguagem descontraída, expressões coloquiais, anedotas pessoais – eles fazem o som da sua escrita se tornar sensível e humana. E os humanos se relacionam uns com os outros…

2) Diga a seus leitores quando você estiver trocando as marchas

Escrever é como mostrar o caminho para alguém. Se de repente você sair do caminho tomando outra rota, seus seguidores podem se perder. Eles podem continuar tentando achar o caminho e perguntando onde você foi. Você precisa avisar seus seguidores: Oi, agora irei ir por outra rota. Me Siga. Essa atitude é crucial.

É importante fazer transições mais claras possíveis para os seus leitores, para que eles possam acompanhar e entender cada palavra. 

 Abraço-de-jornal

3) Use Exemplos e Ilustrações

Uma das melhores maneiras de tirar uma dúvida é mostrando exemplos ou ilustrações.

Lembre-se: Mostrando a alguém é muitas vezes melhor do que dizer a alguém.

4) Faça Parágrafos Curtos

É recomendado o máximo de 6 linhas para parágrafos, mais do que isso, você poderá cansar seu leitor. Se você usar parágrafos curtos você dá tempo para o cérebro pensar sobre o que foi lido ou dito.

Dizem que uma ideia termina e começa outra ideia. Entre essas ideias, o seu cérebro recebe uma pequena chance de pensar sobre a informação que recebeu, processá-la e tomar um fôlego mental para o próximo pensamento.

Seus olhos podem se mover mais rápido através de uma linha de texto do que o seu cérebro pode processá-lo. Quebra de parágrafo é uma técnica que ajuda a quebrar o movimento dos olhos e ajuda o seu cérebro com pequenas pausas.

5) Ter Alguém Para Compartilhar

Se você tem dificuldades de manter a escrita simples, você pode obter ajuda. Os amigos não deixam amigos escrever coisas complicadas.

Considere pedir a alguém que não sabe muito sobre o assunto que você escreveu  – se ele ou ela entender sua explicação, então você saberá que a sua escrita está clara.

6) Faça Perguntas e Dê Respostas

O método socrático (pedagógico – perguntas e respostas) é o processo de fazer perguntas e em seguida, dar respostas e chegar a uma conclusão. Isso ajuda a organizar os próprios pensamentos e desta forma, ajuda os leitores.

7) Remova Palavras Desnecessárias

Muitas vezes dizemos o que não precisa ser dito e isso acontece também na escrita. Seja claro, sucinto e evite confusão de pensamentos.

8) Use Frases Curtas

Frases curtas são a energia atômica na simplicidade. São usadas o máximo de 25 palavras em uma frase. Isso não é regra, mas ajuda a organizar seu texto.

A verdade é que: Se você pode escrever mais simples, você vai escrever melhor.

Se você tem dificuldades com a escrita lhe recomendo conhecer o Curso do Manassés – Artigo Marketing

Continue com Agente e Deixe seu Comentário!

Classificação do Artigo:
Postado em:
Título:
Como Tornar a Escrita Simples e Conquistar Leitores?
Classificado como:
51star1star1star1star1star

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Sobre Sheila Souto

Deixe Um Comentário

Scroll To Top
Aprenda Como DIVULGAR Sua Empresa Através de Vídeos PROFISSIONAIS Que ConvertemQuero Aprender Agora
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×