Gatilho Mental da Associação

Gatilho Mental da Associação faz pessoas tomarem decisões através de coisas que veem ou ouvem.

Um estudo mostrou que em um pedido de doação para caridade, estudantes universitários se mostraram mais propensos a oferecer dinheiro quando a sala onde estavam continha logomarcas do MasterCard (87% nas salas com logomarcas e 33% quando nas salas sem logomarcas).

Esta última descoberta é ao mesmo tempo a mais perturbadora e instrutiva sobre o poder do princípio da Associação. Embora os próprios cartões de crédito não fossem usados nas doações de caridade, a simples presença de seus símbolos (com suas associações positivas) estimulou as pessoas a gastarem mais dinheiro.

Em um relato de um meteorologista ele disse: “Certa vez um sujeito me ligou e disse que, se nevasse no Natal, eu não viveria até o ano-novo” ou seja, as pessoas associam que quem fala da meteorologia nos jornais tem acesso e poder sobre o tempo. Em outra situação em San Diego, que sofreu com uma grande inundação, uma mulher foi até o carro, bateu com força no para-brisa do meteorologista com o guarda-chuva e disse: “Esta chuva é culpa sua.”

Foi reproduzido dois estudos realizados em restaurantes cujos fregueses receberam suas contas em bandejas que continham ou não uma logomarca de cartão de crédito. As gorjetas foram maiores na presença da logomarca nas bandejas, mesmo no caso dos fregueses que pagaram em dinheiro.

Pesquisadores descobriram que cartazes promocionais com a palavra “liquidação” aumentam as vendas (mesmo quando não há economia real) não apenas porque os compradores conscientemente pensam que podem economizar dinheiro, como também porque esses cartazes já foram várias vezes associados a preços baixos no passado do comprador. Assim, qualquer produto associado a um cartaz de liquidação recebe automaticamente uma avaliação mais favorável, mesmo não sendo verdadeira.

Como-tomar-a-decisao-certa

Outros Exemplos de Gatilho Mental da Associação

Atletas profissionais são pagos para serem relacionados a produtos diretamente ligados às suas atividades (tênis, raquetes, bolas) ou não (refrigerantes, telefones celulares). O importante para o publicitário é fazer a associação: não precisa ter lógica, basta que seja positiva, pois os fãs ou pessoas que avistarem o profissional com algum artigo irão associar o acessório como algo bom e com qualidade, influenciando assim as compras destes produtos.

Claro que existe outra forma de explorar celebridades visando o lucro. Quer um exemplo? Os políticos reconheceram a capacidade que a associação com celebridades tem de influenciar os eleitores, desta forma, os candidatos começaram a usar figuras conhecidas e admiradas para os representarem ou dizerem que estão a favor do candidato.

Se sua ideia for fazer uso deste Gatilho Mental, o melhor que tem a fazer é usar associações verdadeiras, ou seja, se for para associar produtos a consumidores, utilize produtos de qualidade para que este Gatilho Mental da Associação seja verdadeiro e não uma fraude.

Continue com a gente e deixe seu comentário!

Está precisando de ajuda com seus negócios Online? Muitas pessoas estão perguntando qual curso completo para começar do zero. Clique Aqui! Este é o curso que indico para níveis de Iniciantes, Intermediários e Avançados.

script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-8929650797142759" crossorigin="anonymous">
Classificação do Artigo:
Postado em:
Título:
Gatilho Mental da Associação - Decisões Através do que é Visto e Ouvido
Classificado como:
51star1star1star1star1star

2 respostas

Deixe Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Aprenda Como DIVULGAR Sua Empresa Através de Fotos PROFISSIONAIS com CelularQuero Aprender Agora