Como criar vídeos de alto valor que conduzam seus potenciais clientes a compra?
As ofertas ficam cada vez mais semelhantes entre si em face da capacidade das empresas em imitar umas as outras.
Isso acontece por causa da transferência de informações que a tecnologia tem proporcionado.
Para ter sucesso sustentável nas suas vendas é preciso criar e entregar valor superior para seus clientes e também não adotar os concorrentes como paradigma.
VSL é a Sigla de Vídeo Sales Letter ou Página de Vendas com Vídeo.
Porque uma VSL é Eficaz?
Uma VSL pode triplicar vendas. Esse desempenho é comprovado por diversos testes em diferentes mercados, mas qual a diferença entre VSL e SL (Página de Vendas com Texto)?
A diferença é que em vez de um longo texto explicativo, você pode potencializar sua oferta usando vídeo.
A maioria das pessoas não tem mais paciência para ler textos longos que tentam explicar todas as vantagens e benefícios de um produto.
A VSL é uma forma mais dinâmica de apresentar o seu produto ou serviço e fazer com que as pessoas prestem mais atenção.
Outro benefício da VSL é que você pode “controlar” a apresentação da sua mensagem de vendas.
Como assim controlar?
Com a VSL as informações chegam aos seus potenciais clientes na sequência e no tempo exato que você definir.
Normalmente uma VSL é dirigida para o público que se encontra no estágio final do Funil de Vendas, mas a VSL também pode servir para tráfego frio, ou seja, para pessoas que não lhe conhecem, nem conhecem sua empresa.
Uma boa VSL é repleta de conteúdo útil e informativo. Isso é essencial porque ninguém quer “discurso de vendas”!
Para uma VSL ser convincente, ela não pode ser uma cópia de outras VSLs bem sucedidas, ser autêntico e original é fundamental para deixar o público receptivo e engajado a sua VSL.
Quais sãos os elementos que devem estar presentes numa VSL para que ela seja envolvente e conduza a empresa?
*Título – É a primeira coisa que o visitante lê ao chegar a sua VSL. Se o título não atrair a atenção; é provável que as pessoas não assistam ao seu vídeo, mesmo que seja uma obra prima.
*Vídeo – É onde você vai explicar em detalhes sua oferta com o intuito de esclarecer e despertar desejo.
*Botão de Compra – Testes comprovam que é melhor ocultar o botão de compra. Essa é uma estratégia para manter as pessoas atentas e só saberem do preço no momento certo.
Existem três tipos de Vídeos de vendas (VSL)
Screencast – São as telas fáceis de criar no Power Point (PC) ou Keynote (Mac). Você poderá apenas gravar a parte desejada na sua tela utilizando um software de gravação.
Animações – Vídeos curtos, porém mais caros, pois se não entender de arte terá que contratar um ilustrador. A vantagem do vídeo animado é transformar informações complexas em simples.
Filmagem – Se expor, pois desta forma você fará as pessoas se sentirem mais confiantes em comprar de você, já que sua imagem está sendo mostrada. A filmagem gera mais conexão e transparência, inibe o fingimento.
Leia também: 29 Dicas de Como Fazer Vídeos de Vendas de Forma Eficaz
Como deve ser a Estrutura do Vídeo?
1- Atraia a atenção do seu público nos primeiros 5 segundos. Muitos utilizam da estratégia de Perguntas. Exemplo: Você sente dificuldade de …?
2- Fale do seu problema/dor. Exemplo: Você está perdendo muitas oportunidades por…
3- Fale da sua história, a razão do porque que as pessoas precisam te ouvir.
4- Apresente sua solução para este o problema/dor
5- Benefícios – como é que seus potenciais clientes vão se beneficiar com seus produtos ou serviços. Exemplo: Seu produto irá facilitar sua vida nisso e naquilo…
6- Mate suas objeções e medos. Sua solução pode ser cara, complicada, demorada…você terá que atacar cada uma destas objeções, antes mesmo de seus potenciais compradores pensar sobre eles.
7- Na Prova Social – Você deve apresentar alguns resultados ou depoimentos de pessoas que já utilizaram seu produto e/ou serviços.
8- Preços e Garantias
9- Primeira Chamada a Ação – Exemplo: Clique no botão abaixo no vídeo para fazer parte desta oportunidade.
10-Fale da Transformação que vai conseguir se adquirir o produto e em seguida lançar o Senso de Urgência – Exemplo: O prazo, a quantidade é limitada (gatilho da escassez)
11- Segunda e última Chamada para Ação.
Assista agora o vídeo e entenda melhor como utilizar a página de vendas com vídeo em seus negócios online.
Esses 11 elementos correspondem ao modelo A.I.D.A
Atenção – Atenção
Interesse – Problema / Sua história / Solução
Desejo – Benefícios / Objeções / Prova Social
Ação – Preços e Garantias / Primeira Chamada para Ação / Oportunidade e Senso de Urgência e Segunda Chamada para Ação
(Fonte: Curso Vídeo Letter com Vitor Alli e Lilian Porto)
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