O Título é a parte mais importante de qualquer e-mail, especialmente se você está enviando um e-mail pela primeira vez para seu destinatário. Se seu destinatário não ficar convencido de abrir seu e-mail todo o restante não adiantará ter importância, pois não será lido.
A linha de assunto ou título é o início da experiência dos leitores com a sua campanha, e em um mundo de distrações crescentes, ele também pode ser o fim de sua experiência, se você não torná-lo cativante e envolvente.
Então, para ajudá-lo a escrever um bom título que envolve os seus leitores e ter seus e-mails abertos, aqui está 21 dicas para melhorar seus títulos onde você poderá aplicar na sua próxima campanha de email marketing.
Dica 1) Textos em minúsculos – Pode não parecer profissional enviar títulos tudo em minúsculos, mas aumentam a taxa de abertura de e-mails, provavelmente porque quando as pessoas escrevem e-mails para outra pessoa, preferem não formalizar nada.
Dica 2) Torne seus e-mails humanizados – Deve ser escrito como se você tivesse falando com um amigo e não como se fosse escrito por um departamento de marketing, cheio de termos corporativos. Escreva como se você fosse escrever para outra pessoa. As pessoas recebem centenas de newsletters por semana…será um dos primeiros e-mails que elas irão deletar ou enviar para a pasta de arquivos não lidos e automaticamente ficará na pasta dos “esquecidos”.
Dica 3) Evite Slogans – Enviar e-mails com Título como: Empresa X – A melhor Inovação para seus Negócios. Muitas pessoas pensam que “e-mail de negócios” precisam ser enviados desta forma, mas se quer ter seus e-mails lidos não faça isso.
Dica 4) Usar nome – Segundo estudos é sucesso na certa incluir o primeiro nome do destinatário. Isso também se aplica a usar o nome da empresa. Pode até parecer que não, mas ouvir nosso nome pode soar com música e nos sentimos importantes é por essa razão que a taxa de abertura dos e-mails são alta. Exemplo: Sheila, você concorda com essa informação…?
Dica 5) Este modelo de título poucas pessoas usam, mas o uso de erro ortográfico pode realmente aumentar as taxas de abertura. Erros ortográficos que indicam que você estava digitando apressadamente é melhor que aqueles que indicam que você não sabe como se escreve.
Dica 6) Faça Perguntas – Fazer as perguntas certas é uma arte que pode converter muito. O “como” é campeão nas aberturas. Exemplo: “Como fazer…”
Dica 7) Sua primeira frase – Você também pode usar a primeira frase do corpo do seu e-mail como Título.
Dica 8) Cumpra Promessas – Uma vez que você foi criativo com seu título não tente fugir de suas promessas. Hoje eu recebo muitos e-mails com “Re:” no título, dando a entender que houve uma conversa anterior, MAS NÃO HOUVE. Entregue o que seu título promete. Se você enganar as pessoas para obter um e-mail aberto, elas vão ler o seu e-mail e excluí-lo.
Dica 9) Não faça o que os outros fazem – As estatísticas mostram que o melhor momento para enviar e-mails é de cerca de 8 ou 9 horas às terças e quintas-feiras. Pense que muitas pessoas terão suas caixas de entradas inundadas com newsletter e boletins informativos nestes horários, sendo assim, faça seus testes em dias e horários alternados até encontrar o seu alvo.
Dica 10) Crie títulos curtos – segundo testes feitos o título deve ter no máximo 50 caracteres. Forneça informações suficientes para levar o leitor a querer abrir sua mensagem.
Dica 11) Evite títulos de Spam – Palavras como Grátis, ponto de exclamação e “%” por exemplo. Estes muitas vezes são apagados com mais frequência e automaticamente são lançados no lixo eletrônico e poucas pessoas abrem e-mails que estão no lixo eletrônico.
Dica 12) Torne seus e-mails pessoais – Ninguém gosta de falar com máquinas, por isso não use “no-reply@seudominio.com”. Seu público quer contato, e usando um e-mail “sem resposta” separa você do relacionamento que está tentando criar com seu público alvo.
Dica 13) Se você não gosta ou não quer usar e-mails personalizados Exemplo: %FIRSTNAME%, então faça uso do Você e Seu, estes dois pronomes também demonstra que você está se comunicando diretamente com seu leitor.
Dica 14) Fale um para um – Suas mensagens precisam ser personalizadas como se você tivesse se comunicando diretamente com seu leitor individualmente. Eles querem se sentir como se fossem a única pessoa que recebeu o e-mail que você enviou. Faça o que fizer, evite soar como se ele estivesse lendo um script de telemarketing ou recebendo um e-mail em massa.
Dica 15) Use palavras que são emocional ou sensorial. As palavras certas podem atrair a atenção e ajudar seus títulos a se destacarem nas caixas de entrada lotadas.
Dica 16) A escassez é um poderoso gatilho mental no comportamento humano. Quando algo está em falta, o nosso medo de perder obriga-nos a agir. Exemplo: “Só até 00hs”.
Dica 17) Usar números nos seus títulos é uma ótima maneira de tocar na expectativa das pessoas. Exemplo: 5 dicas para fazer uma boa Copy.
Dica 18) Tente gerar curiosidades nos seus leitores – Uma pequena curiosidade gera aberturas. Exemplo: Será que isso realmente funciona na geração de leads?
Dica 19) Use títulos que causem “surpresa”. Um fato curioso, durante a campanha eleitoral presidencial de Barack Obama, sua equipe usou no assunto “Junte-se a mim para o jantar?” em uma de suas campanhas de e-mail. Enquanto ‘jantar comigo’ certamente não é uma linha de assunto surpreendente, o fato de que ele veio do presidente dos Estados Unidos, certamente surpreendeu algumas pessoas.
Dica 20) Seja útil. Não basta enviar e-mail quando você precisa de algo dos seus leitores. Seja útil, generoso e amigável.
Dica 21) Seja claro, as pessoas precisam entender do que se trata, a não ser que seja uma forma sutil que você está utilizando para atrair seu público.
Sua linha de assunto ou título é o que seduz o leitor a abrir seu e-mail e buscar a informação privilegiada, por isso é importante levar a sério a escolha e processo da sua escrita.
Espero que essas dicas para melhorar seus títulos possam lhe abrir novas ideias, pois os testes são importantes para novas descobertas.
Há muitas maneiras de escrever um interessante e convincente título baseado nas poucas dicas que fornecemos aqui. A chave é um teste A / B com diferentes tipos de assuntos para ver quais funcionam melhor para o seu público alvo, já que tudo se resume ao que o seu público está procurando nos e-mails que receberão de você.
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Parabéns pelo seu artigo Sheila! E obrigado pelas dicas!
Obrigada Wagner e obrigada pela visita.
Que ótimas dicas! Adorei.
Abraços
Obrigada pela visita Alex. Abraços.