Cores nos Logotipos ou Logomarcas1

Qual a Importância das Cores nos Logotipos e Logomarcas? Ao criar um logotipo para o seu negócio, é importante levar em conta a forma como as pessoas interpretam as cores. É importante considerar a mensagem que você quer retratar e distinguir o tipo de emoção que você quer transmitir através da sua marca.

Os psicólogos estudaram como as pessoas são afetadas por cores por anos e encontraram uma forte correlação entre as cores e as respostas emocionais. Com este ponto de vista é crucial saber a cor certa para determinar como sua marca será vista.

Uma pesquisa revela que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre uma pessoa, ambiente ou produto dentro dos 90 segundos de visualização inicial e que entre 62% e 90% dos que avaliaram, se baseiam apenas nas cores.

Algumas marcas optam por não se associar apenas a uma ou duas cores, escolhendo assim três cores ou mais. Isso faz sentido para as marcas que são plataformas ou comerciais, visto que abrigam grande quantidade de diferentes aplicações ou produtos.

Fast Foods como o McDonalds, Pizza Hut e KFC usam o vermelho em seus logos para estimular a fome. Preto, branco, prata e ouro são frequentemente utilizados nos logos de marcas de luxo como Chanel, Prada, Michael Kors e outros para aumentar a sensação de sofisticação.

Abaixo consta um guia simples e prático de palavras e atividades que melhor representam as principais cores de nossa palheta.

Veja a Importância das Cores nos Logotipos e Logomarcas:

PRETO:
Qualidades: definitiva, credível, força, poderoso, preciso, profissional, direta, precisão
Melhor para: construção, incorporado, óleo, financeiro, moda, produção, cosméticos, mineração, marketing, comerciantes
VERMELHO:
Qualidades: fome, excitante, urgente, perigoso, sexy, sugestivo, romântico, design, quente, rápido
Melhor para: alimentação, vestuário, moda, cosméticos vestuário, esportes, imobiliário, entretenimento, saúde, carinho, serviços de emergência, de hospitalidade, marketing, relações públicas, publicidade
VERDE:
Qualidades: natural, orgânica, juventude, carinho, instrução, educação, aventura, ecológico, calmante, natureza
Melhor para: medicina, ciência, governo, recrutamento, ecológico-negócios, turismo, recursos humanos
AZUL:
Qualidades: credibilidade, calmante, limpo, focado, médico, profissional, judicial, poder, negócios
Melhor para: medicina, governo, cuidados científica em saúde, de alta tecnologia, recrutamento, comerciantes, jurídicos, tecnologia da informação, dental, corporativo
LARANJA:
Qualidades: criativa, dinâmica, enérgica, juventude, expressivo, frutífera, inocência, entusiasmo
Melhor para: recrutamento, alimentos e bebidas, entretenimento, educação, esportes, recursos humanos, assistência à infância
AMARELO:
Qualidades: energia, movimento, dinâmica, incentivo, design, ideias, juventude, invenção, brilhante, positivo
Melhor para: medicina infantil, alimentos e bebidas, entretenimento, tecnologia, automotivo, cartazes e faixas, ecommerce
ROXO:
Qualidades: espiritual, misterioso, mágico, religiosidade, sugestivo, sensual, bem-estar, oculto, amoroso
Melhor para: corpo, mente e alma, astrologia, tarot, aromaterapia, massagem, yoga, cura, espiritual, oculto
MARROM:
Qualidades: terrena, carinho, histórico, seguro, financeiro, tradição, conservador, de confiança, retrospecto, estável
Melhor para: construção, animais, mineração, veterinários, finanças, imobiliário, ecologia
BRANCO: <<<<< branco
Qualidades: clínica, limpo, médico, claro, pureza, espaçoso, simples, fácil, fresco
Melhor para: medicina, ciência, alta tecnologia, dental

Cores nos Logotipos ou Logomarcas

As cores têm um papel bastante significativo nas compras e branding. Pesquisadores descobriram que até 90% dos julgamentos precipitados feito sobre produtos pode ser baseada somente na cor.


O estudo também confirma que a intenção de compra é grandemente afetada pelas cores devido ao impacto que elas têm sobre a forma como a marca é percebida. Isto significa que as cores influenciam a forma como os consumidores veem a “personalidade” da marca em questão.

Estudos adicionais revelaram que nosso cérebro prefere marcas reconhecíveis, o que torna as cores incrivelmente importantes ao criar uma identidade com a marca. Foi ainda sugerido nas pesquisas que é de suma importância para as novas marcas utilizar cores do logotipo que garantem a diferenciação dos concorrentes.

Como Escolher a Cor do Logo?

Algumas perguntas podem ajudar:

As Cores Não Estão Vinculadas a Qualquer Negócio em Particular – embora algumas cores possam ser mais adequadas para alguns produtos e/ou serviços do que outros. Você deve escolher uma cor que irá representar a personalidade da sua marca. Uma que vai dar aos seus clientes a primeira impressão direta assim que eles visualizarem.

Não Está Limitado a Uma Única Cor – Algumas marcas como a eBay optam por usar múltiplas cores para representar a variedade – mas você também pode escolher um par de cores que se combinem.

Considere as Diferenças Culturais na Interpretação de Sua Cor – Por exemplo, nos países ocidentais, o branco é considerado a cor da pureza e paz, no entanto, em algumas partes da Ásia branco é a cor da morte. Verifique se a cor que você escolheu irá dar as impressões certas nos negócios que você está presente.

Escolha Uma Cor Oposta à do seu Principal Concorrente – A cor do seu principal concorrente é provavelmente o ponto mais importante a considerar. Se você é o primeiro de uma nova indústria ou segmento de mercado, então você precisa fazer as primeiras escolhas. Escolha a cor que representa o seu produto e sua personalidade. A força de uma marca reside na sua capacidade para se destacar, então você não precisa escolher as mesmas cores do seu concorrente, se isso ocorre, faz de você um mero copiador. Em vez disso, mostre que você é diferença do mercado.

 baixa-seu-infograficoBaixe Agora o Infográfico das Cores,Valores e Evolução dos Logos. Clique Aqui!

(BÔNUS) A PSICOLOGIA DO DESIGN DO LOGOTIPO

A psicologia do design do logotipo foi simplificada e associada exclusivamente a escolha de cores, mas é muito mais do que isso, a psicologia do design do logotipo é o estudo de qualquer significado que pode ser visto em um logotipo diferente do significado de identificação que é definido como logo.

Aqui está um fato curioso que ajuda muito a entender o que estou falando: O termo “logo” deriva da palavra grega “logos”, que literalmente significa “palavra”. Então, quando você está projetando um logotipo, você, está na verdade, criando uma “palavra” visual que ajudará a identificar sua empresa.

As pessoas vão entender e interagir com o seu logotipo, da mesma forma que fazemos com as palavras. Veja abaixo os logotipos e entenda melhor o que quero dizer:

A Escolha Perfeita

Fedex

Você pode ver uma seta no logotipo Fedex?

Este é um dos melhores exemplos do uso da psicologia na criação de um logotipo. A forma de seta criada pelas letras “E” e “X”.

Lindon Leader, criador do logotipo, sabia exatamente o que estava fazendo, adicionando uma seta escondida no logotipo Fedex. Em uma entrevista, ele disse: “Eu pensei em desenvolver este conceito de uma seta que poderia ser promovida como um símbolo para representar a velocidade e precisão e FedEx como atributos de comunicação.”

A Escolha Imperfeita

pepsi-logo

Feito! Depois você nunca mais poderá voltar atrás.

Este é um caso muito interessante. A Pepsi pagou US$ 1 milhão para o projeto de um novo logotipo, que foi desenvolvido pela agência de estratégia de marca Arnell Group. A imagem acima mostra o que o artista de San Francisco Lawrence Yang pensou quando viu pela primeira vez a forma do novo logotipo.

Tudo o que pode ser usado para criar significado, eventualmente, pode acontecer situações como citado acima. Mesmo se você pagar US$ 1 milhão para o design do seu logotipo, você não está livre de tal acontecimento. No entanto pensar sobre a psicologia da forma durante o processo de design pode poupar muitos conflitos.

Escolha Errada

Psicologia dos logotipos

Com um logotipo como este, podemos nos perguntar em que mais eles podem ser especializados?

De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio homens pensam em sexo em média de 20 vezes por dia, e as mulheres apenas cerca de 10 vezes. Considerando este fato por si só, torna-se evidente que, se o projeto deixa espaço suficiente para uma interpretação impertinente, as pessoas vão enxergar o que você não quer que elas vejam. Não deixe seus pensamentos pessoais lhe traírem.

 

Se precisa de ajuda para começar seu negócio digital Clique Aqui.

 

Continue com a gente e Deixe seu Comentário!

 

 

 

Fontes:

http://thelogocompany.net/blog/infographics/psychology-color-logo-design/

http://www.huffingtonpost.com/brian-honigman/psychology-color-design-infographic_b_2516608.html

Imagens: http://www.freedigitalphotos.net/

script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-8929650797142759" crossorigin="anonymous">
Classificação do Artigo:
Postado em:
Título:
Qual a Importância das Cores nos Logotipos ou Logomarcas?
Classificado como:
51star1star1star1star1star

2 respostas

  1. Gostaria de saber em fonte foi retirada essa informação (Uma pesquisa revela que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre uma pessoa, ambiente ou produto dentro dos 90 segundos de visualização inicial e que entre 62% e 90% dos que avaliaram, se baseiam apenas nas cores.)
    Pois estou fazendo um TCC sobre as cores e gostaria de citar essa pesquisa…
    Por favor me respondam no email leandrodias350@gmail.com
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Aprenda Como DIVULGAR Sua Empresa Através de Fotos PROFISSIONAIS com CelularQuero Aprender Agora