Nós estamos na era digital e grande parte da população tem acesso a internet, seja ela acessada por um pc, notebook ou uma mídia como o celular. Por essa razão podemos dizer que há uma guerra do Marketing Outbound vs Marketing Inbound.
Marketing Outbound é o marketing tradicional que o público tem rejeitado dia pós dia. Vamos entender como funciona ou melhor como “não funciona” mais:
* O Marketing Outbound não dá espaço para seu público se expressar, falar, se comunicar. Somente ele se comunica, ou seja, é um marketing de apenas 1 via, sem relacionamento algum. Ele fecha a boca do seu público.
* O Marketing Outbound tem “buscado” seu público a força. Os meios para atingir este público são rádios, tvs, telemarketing entre outros.
* Este marketing raramente resolve o problema do seu público, raramente procura entreter e educar seu público.
A mentalidade do público tem mudado de forma expressiva. Com essa reação o marketing tradicional está perdendo espaço considerável, pois as pessoas não querem mais ser controladas como fantoches. Isso tudo se destaca nas estatísticas feitas, onde pessoas deixaram de acessar portais de notícias na internet, pois querem empurrar “goela abaixo” produtos ao invés de ter conteúdos de qualidades, pessoas buscam alternativas para não receber mais ligações de telemarketing, pessoas não prestam atenção em comerciais de tv, malas diretas não são mais abertas ou se são abertas não passam credibilidade dentre outros meios que o marketing tradicional não consegue resultados como antes.
Agora vamos entender o que é Marketing Inbound e suas diferenças em relação ao Outbound:
* O Marketing Inbound é receptivo, ou seja, ele ouve e se relaciona com seu público. A comunicação é interativa e de duas vias.
* No Marketing Inbound a empresa ou aquele que informa é “encontrado”, o público encontra através de mídias sociais, mecanismos de busca, e-mail marketing e outros meios de comunicação.
* Este marketing resolve o problema de se público, procura entreter e educar seu público. Através de pesquisas ficou constatado que o Marketing Inbound não gera apenas leads, mas também receita. O Inbound custa menos e gera mais retorno que o Marketing Tradicional.
Para entender melhor, visualize abaixo essa imagem da Apex Virtual:
Insistência vs Conteúdo de Qualidade = Marketing Outbound vs Marketing Inbound
Conclusão: Sempre faça a seguinte pergunta – Pra onde o mercado está indo? Depois disso, utilize as ferramentas que dão certo “na sua era”. Inove, aplique novos conhecimentos, NÃO FIQUE PARA TRÁS. Pense com a cabeça de um empreendedor. Hoje o Marketing Inbound é uma das técnicas que dá certo, pois promove valor para merecer a lealdade do seu público alvo. Temos que jogar com o time que está ganhando… sempre.
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