Há diversas tecnologias em torno do marketing para as pessoas que entrarem em contato com a sua marca, mas hoje iremos falar apenas de duas delas: Remarketing e Retargeting.
Remarketing e Retargeting são tipos de publicidades muito efetivas, pois você consegue estar ativo para aquelas pessoas que não converteram (não compraram), estando presente onde elas estão, ou seja, passa a ser um perseguidor online ( 😆 ).
É impossível falar de marketing digital voltado para e-commerce sem falarmos de remarketing ou retargeting.
Neste post você também vai assistir um vídeo bem detalhado do que é Remarketing e Retargeting, mas antes disso, vejamos como podemos descrever o que são essas duas ferramentas utilizadas no marketing digital.
A grande expectativa sobre essas ferramentas, é que elas forneçam aos comerciantes a capacidade de direcionar os usuários que já manifestaram interesse em seu produto ou serviço para que cheguem no final do funil. Se você souber fazer corretamente o Remarketing ou o Retargeting do seus anúncios, seu ROI com certeza aumentará.
O Que é Remarketing?
Remarketing vem do inglês, que seria algo como “re-mirar”, seu nome já diz muito, basicamente um tipo de marketing que tenta vender um produto para alguém que já teve interesse no mesmo.
Remarketing é normalmente utilizado quando e-mail está envolvido. Muito utilizado quando envolve carrinho de compras, quando o usuário não executa a compra, upsells e e-mail marketing. Essa tecnologia permite alcançar pessoas que visitaram seu site anteriormente e desta forma consegue exibir para o visitante da sua página, anúncios relevantes quando estes visitarem outros sites.
O processo é simples: Quando o usuário sair do seu site sem a realização de uma compra, um cookie ficará registrado em seu computador, o remarketing entrará em ação e “perseguirá” seu potencial cliente enquanto ele estiver em outros sites. Com o intuito de fazê-lo executar a compra, você poderá mostrar uma oferta ou mensagem com o objetivo que ele retorne ao site para a conclusão da compra.
A comunicação no Remarketing não é tão segmentada. Você aparece para seu público novamente, porém de forma mais genérica, ou seja, não mostrando exatamente o que ele quer (marca, tipo, cor…).
Na prática: Você pode abonar uma compra e receber um e-mail personalizado após “abandonar” um site, receber um e-mail de agradecimento por sua compra e também existe a experiência do usuário, onde ele pode visualizar um anúncio de determinada marca em um site que ainda não acessou.
Clique Abaixo Para Pegar Seu Infográfico – Remarketing e Retargeting
O Que é Retargeting?
Retargeting vem do inglês ‘target’ (alvo) e significa “mirar” novamente em um alvo que já foi anteriormente apontado, e seu conteúdo relevante relaciona essa ação à um ato comportamental do seu usuário. Você pode impactar seu potencial cliente por uma, duas ou três vezes baseando-se nesta comunicação dirigida por seu histórico de navegação.
Os anúncios aparecerão de forma personalizada (marca, tipo, cor…) para o usuário. Dessa forma, além de o usuário ou prospect saber que você existe e está lá esperando por ele, você poderá oferecer exatamente o que ele quer, sendo mais assertivo no discurso de venda, por exemplo. Quando um usuário entra no seu site e navega por ele, automaticamente também recebe um cookie, permitindo que quando ele saia do seu site, visualize seus anúncios de Retargeting em outras redes.
Retargeting é mais frequentemente usado para descrever a colocação de anúncios on-line e anúncios de exibição. Lembrando que agora, você pode segmentar anúncios para seus usuários em outros sites que eles visitam, daí o termo retargeting. O que torna tão atraente o retargeting é que ele é feito por meio de redes de terceiros, como a Rede de Display do Google, dando-lhe a oportunidade de alcançar os usuários em milhões de sites.
Na prática: Seu potencial cliente entrará em um site, seja ele um portal de notícias ou rede social e um banner de tênis saltará ao olhos do usuário com o preço de R$ 299,00, mas ele não clicará e irá atrás de sua oferta em outro site. Neste outro site um novo banner de tênis é exibido, porém desta vez com um preço de R$ 199,00, mais uma vez seu potencial cliente não clica e decide navegar em outro site. Finalmente ele é atraído por um outro produto (tênis) por R$ 99,00.
Uma loja de tênis, pode mostrar o produto mais adequado à verba do cliente, enquanto a loja de aparelhos eletrônicos tenta fisgar novamente um cliente que já foi interessado em seu produto, sendo assim, podemos concluir dizendo que tanto o Remarketing quanto o Retargeting são importantes para suas campanhas.
Agora Assista o Vídeo Explicativo do Rafael Medeiros Sobre Remarketing e Retargeting:
O Rafael Medeiros é Gerente de Mídia e Web, vive da construção de leads, Remarketing e Retargeting, já aumentou o faturamento de muitas empresas e a sua pode ser a próxima. Ele acabou de lançar o Curso Remarketing com Foco em Facebook Ads e o vídeo abaixo foi um conteúdo gratuito que ele disponibilizou.
Porque é Importante o Uso do Remarketing e/ou Retargeting?
~> Porque essa ação de publicidade pode estimular suas vendas, inscrições e ainda pode promover sua marca. Todo empreendedor precisa utilizar estratégias para alavancar seus negócios e o remarketing e retargeting são excelentes impulsionadores para suas campanhas.
~> Porque se você não faz Remarketing e Retargeting você está perdendo 95% do seu tráfego.
~> Porque o ROI da sua empresa vai aumentar de forma assustadora.
~> Porque você vai recuperar todo dinheiro que você perdeu em pouco tempo.
~> Isso tudo aumenta exponencialmente a efetividade de uma campanha online.
Cada vez mais o marketing digital se aproxima do alcance de uma mídia de massa (setores tradicionais de comunicação – tv, rádio…).
Resumindo, você consegue descrever uma maneira de entregar promoções relevantes e específicas para os visitantes do seu site, pode segmentar seu tráfego com base em variáveis diferentes, e entregar promoções personalizadas com base no perfil de navegação do seu visitante.
Cuidados: Tudo tem que ter equilíbrio; para aquelas pessoas que não gostam de se sentirem perseguidas por empresas nas redes sociais ou em qualquer outro tipo de anunciador, tome cuidado com a frequência que estes anúncios aparecem para eles (visitantes). Essa atitude, pode criar uma experiência negativa com o usuário que vai associar sua marca com algo ruim.
É mais inteligente se fazer presente uma ou duas vezes ao dia, do que estar sempre na visão do usuário, podendo cansá-lo e o pior, irritá-lo, sendo assim, outra dica, é trocar suas imagens constantemente.
Continue Com A Gente e Deixe Seu Comentário! Você tem feito Remarketing ou Retargeting?