Hoje na área comercial é imprescindível não falar da marca de alguém. Todo conteúdo produzido pelas marcas para seus consumidores chamamos de Branded Content (Conteúdo da Marca).
Neste post também vamos entender um pouco sobre o significado real de marca. Marca é feito de pessoas, marca não é logotipo, não é produto e não é preço.
Marca vem daquilo que fica gravado, daquilo que te faz lembrar fácil. Sua marca tem que emocionar.
Você tem um período curto para construir a primeira impressão, pois ela realmente fica, por isso, tome cuidado com o primeiro impacto.
Como dizia Stephen King
Um produto é algo feito em fábricas; uma marca é algo que é comprado pelo consumidor. Um produto pode ser copiado por um concorrente; uma marca é única. Um produto pode ficar rapidamente obsoleto; uma marca de sucesso é eterna
Branded Content – Como você se relaciona com as marcas que consome?
Isso é crucial para começar a planejar sua marca, pois não podemos esquecer que do momento em que acordamos até quando vamos dormir somos consumidores, seja de um serviço ou de um produto. Leia também: Marketing Pessoal – Construa sua Autoridade e aprenda como cuidar da sua “marca” como pessoa, ou seja, da sua imagem.
Se você tiver um bom produto que esteja sendo mal informado é provável que você não tenha sucesso e vice versa, pois hoje o mal produto sendo bem informado também condicionará o público a falar mal dele, ou seja, trocar informações entre si, seja lá por twitter, facebook ou qualquer outro meio de comunicação, o famoso marketing “boca a boca”.
Como já vimos, Branded Content é o conteúdo ou informações sobre uma marca, por isso, o conteúdo deve ser criado para o consumidor e para que isso aconteça você precisa pensar nos seguintes fatores:
- Tenha personalidade bem definida
- Construa contextos envolventes
- Crie uma identidade com o consumidor
- Fale a mesma língua dele
- Dê espaço para que as pessoas possam ajudar a “melhorar” sua marca
Pense na marca Google, por exemplo – Ela não é preço, nem produto, ela criou uma identificação com seu consumidor de forma profunda.
A Causa de uma Marca
A perda da popularidade que a Copa (2014) causou no país tem feito com que algumas empresas desistam do evento. As manifestações é um sinal significativo da insatisfação da população.
Muitas empresas pagaram valores altos para associar sua imagem a Copa (folha de São Paulo), mas notaram que poderia ser prejudicial para as suas marcas por estarem associadas a uma Copa que não ganhou o coração brasileiro. Não é interessante para as empresas estar envolvidas com algo impopular, sendo assim, algumas empresas começaram a associar sua marca com a seleção brasileira e não mais a Copa. Neste momento, a marca Copa do Brasil não ficou bem vista, por essa razão insistimos neste post que a primeira impressão é a que fica.
Tipos de Conteúdo
Seu conteúdo pode ser: Vídeos, imagens, podcasts, pdfs e qualquer outra forma que você conseguir produzir e informar. Seu conteúdo precisa colaborar com seu público. A ideia é fazer com que sua marca faça o consumidor amá-lo.
Para que você saiba sobre as pessoas que consomem ou poderiam consumir seus produtos e/ou serviços você deverá investigá-los, deverá “ler as pessoas”. Depois que conhecer seu público, dê a ele o que há de melhor dentro de um assunto e assim seu sucesso é certo.
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