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Gatilho Mental da Escassez ou Urgência

Gatilho Mental da Escassez ou Urgência

O Gatilho Mental da Escassez ou Urgência é um dos mais importantes, e é o gatilho que acelera o momento de decisão, pois sempre o produto menos disponível é mais valorizado e o mais desejado. Se analisarmos os fatos, vamos ver que tudo se torna mais desejável quando se torna menos disponível recentemente. As coisas se tornam mais …

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O Gatilho Mental da Escassez ou Urgência é um dos mais importantes, e é o gatilho que acelera o momento de decisão, pois sempre o produto menos disponível é mais valorizado e o mais desejado. Se analisarmos os fatos, vamos ver que tudo se torna mais desejável quando se torna menos disponível recentemente. As coisas se tornam mais desejáveis quando são retiradas das pessoas. Nunca tente tirar das pessoas os direitos que já a muito tempo estão consagrados, pois elas lutarão para preservar, mesmo que não façam uso desse direito de fato. Estudos mostraram que a realização não está em experimentar um produto escasso e sim em possuí-lo, de ter algo raro nas mãos. Para não cairmos na armadilha deste atalho temos que nos questionar se realmente precisamos do produto ou se só queremos possuí-lo sem nenhum fim lucrativo. Isso que você está prestes a adquirir é necessário? Vai lhe ajudar em algo? Não podemos considerar, por exemplo, um vinho melhor ou mais gostoso só porque ele está menos disponível em uma prateleira. Lembre-se que o gosto do vinho continua o mesmo com ou sem escassez no mercado. 
 
Gatilho Mental da Escassez

Entendendo melhor o Gatilho Mental da Escassez

Cada pessoa tem um “tempo” diferente de decisão, ou seja, um tempo para ela se sentir segura para comprar um produto. Isso significa que se uma pessoa recebesse uma proposta de compra, ela poderia demorar 10 minutos para comprar, mas outra talvez 1 dia, outra 1 mês e ainda outra não comprar.
 
Entendendo de forma Psicológica: Este tempo de decisão tem duas etapas. A primeira e até ela comprar o produto mentalmente: Gostei do produto, estou segura para comprar este produto, entendi que ele é exatamente o que eu preciso, inclusive já até tenho o dinheiro para adquiri-lo. 
Mas o que temos que entender que apesar de toda a parte positiva, tirar o dinheiro suado do bolso é difícil, sendo assim, a pessoa tende a postergar o momento da compra de fato. Uma coisa é ela decidir comprar e outra é tirar realmente o dinheiro da carteira.
O que chega na mente da pessoa é: Ah, o produto é excelente, realmente muito bom, mas, porém, contudo… ele não é prioridade. 
Para que este tempo de decisão de compra seja o menor possível é necessário o uso do Gatilho da Escassez.
Muitos corretores para vender uma casa, usam a estratégia de ligar para um potencial cliente e dizer que outro cliente viu a casa que ele se interessou e ficou de retornar no dia seguinte para conversarem sobre a forma de pagamento. Esta é uma estratégia muito usada por eles.

Saiba a Maneira Correta de Utilizar o Gatilho Mental da Escassez em Seus Negócios

Bom, se você conhece pelo menos um pouco de Copywriting você já deve ter utilizado em suas Copys os loops, matou as objeções, utilizou outros gatilhos mentais, enfim, usou todos os argumentos de uma carta de vendas, mas para que seu lead “não deixe” de clicar no Comprar, você deve usar o Gatilho de Escassez com a seguinte justificativa: Mas eu tenho que lhe alertar que este produto ficará disponível Por 3 dias, ou seja de Segunda a Quinta-feira.
O que isso significa? Que seu lead já tinha decidido comprar e com o uso do Gatilho da Escassez, ele agora ficará com uma ansiedade positiva, ou seja, a Emoção comprará e a Razão validará, porque não houve “furos” na argumentação. A expectativa gera uma tensão e a tensão uma ação.
Vontade de compra + Preço + Bom argumento de Escassez = Compra
O Gatilho da Escassez “tira o controle” da mão de seu lead, cliente, e quem ficará com este controle é você, pois o controle de quando o preço vai mudar, de quando a promoção sairá do ar torna a ser seu. E a única maneira de seu lead tomar o controle de volta é comprando.
Obs: Este gatilho só irá ser usado no fim da venda, nunca no início, pois não tem lógica você começar sua venda sem domar a mente do seu lead.
 
Promoção somente para os primeiros 100 pessoas
Última vagas
Últimas peças
Tirar o controle do seu lead é bom, mas também não esqueça de tornar seus leads especiais. Para que isso aconteça você terá que usar o Gatilho do “Não Espalha”.
Continue com a Gente e Comente abaixo os gatilhos que você está usando para as suas conversões.
Fonte da Imagem: http://www.freedigitalphotos.net/
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Gatilho Mental da Escassez ou Urgência
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